sexta-feira, 28 de junho de 2013

Sethas capacita gestores municipais sobre Acessuas Trabalho


Prefeitos e secretários municipais da Assistência Social de 64 municípios potiguares participam nesta terça-feira (2), em Natal, de uma capacitação voltada para operacionalização do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho - Acessuas Trabalho. O evento, que será realizado das 8h às 13h, no auditório da Emater-RN, é promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).

O Acessuas Trabalho tem o objetivo de promover a inserção dos usuários da assistência social no mercado de trabalho a partir de cursos de qualificação como o Projovem Trabalhador e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego- Brasil sem Miséria (PRONATEC). O programa prevê a inclusão, em caráter prioritário, das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social nos cursos voltados à formação profissional e demais ações de inclusão produtiva, por meio do SINE.

Serão beneficiados com o Acessuas Trabalho no Rio Grande do Norte os municípios de Acari, Açu, Alexandria, Apodi, Areia Branca, Arez, Baía Formosa, Baraúna, Bento Fernandes, Brejinho, Caicó, Canguaretama, Ceará Mirim, Currais Novos, Extremoz, Felipe Guerra, Frutuoso Gomes, Goianinha, Itaú, Januário Cicco, João Câmara, João Dias, Jucurutu, Lagoa de Pedras, Lajes, Lajes Pintadas, Lucrécia, Macaíba, Macau, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Ouro Branco, Parelhas, Parnamirim, Passagem, Pau dos Ferros, Pedro Avelino, Pedro Velho, Poço Branco, Riachuelo, Rio do Fogo, Rodolfo Fernandes e Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Matos, Santo Antônio, São Fernando, São Francisco do Oeste, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu, São José do Seridó, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Vicente, Serra Negra do Norte, Severiano Melo, Taipu, Tibau do Sul, Touros, Várzea e Vera Cruz.

Estas cidades foram contempladas porque executaram, no mínimo, 200 vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego-Brasil sem Miséria (PRONATEC).

Sine-RN informa 250 empregos nesta sexta-feira (28)

O SINE-RN informa que nesta sexta-feira (28) são ofertadas 250 vagas de empregos em Natal, Grande Natal e Mossoró. As pessoas interessadas devem procurar um posto do SINE Estadual e solicitar sua carta de encaminhamento, portando os seguintes documentos: carteira de trabalho, cartão ou número do PIS, carteira de identidade, CPF, ccomprovante de residência e de escolaridade. Confira as vagas:

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Reunião na Sethas discute realização do Selo UNICEF/2013


A realização da nova edição do Selo UNICEF/2013 foi discutida durante reunião realizada hoje (26) pela manhã, no auditório da Secretaria de Estado de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – Sethas.

No Rio Grande do Norte treze instituições, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social em articulação com o governo Federal irão trabalhar na elaboração da nova edição do prêmio. Serão analisadas sugestões e avaliações feitas por municípios e instituições em relação às edições anteriores, incorporadas novas ideias e definidos os indicadores que vão ser acompanhados na nova edição.

Entre as instituições que trabalham na elaboração do prêmio Selo UNICEF/2013, no Rio Grande do Norte estão: a Secretaria de Estado de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), Secretaria da Educação e da Cultura (SEEC), Secretaria de Planejamento e das Finanças (SEPLAN), Secretaria da Saúde Pública e a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos ( SEMARH ), entre outras.

Em 2012, no RN foram inscritos no Selo UNICEF 165 municípios. Desses, 93 realizaram todas as atividades e 46 receberam a certificação de município aprovado. A premiação foi entregue em solenidade realizada no dia 10 de dezembro, no Centro de Convenções, em Natal. Com a participação de delegações dos municípios, equipe do UNICEF e autoridades locais. Os municípios certificados obtiveram excelentes resultados nas áreas de saúde, educação e participação social.

Doze municípios do Rio Grande do Norte ganharam as três edições nacionais do Selo UNICEF. São eles: Acari, Angicos, Bodó, Doutor Severiano, Ipueira, Itaú, Lucrécia, Mossoró, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, Tenente Laurentino Cruz e Vera Cruz.

Sine-RN anuncia 252 empregos nesta quarta-feira (26)

O Sine-RN anuncia 252 vagas de emprego nesta quarta-feira (26) para Natal, Grande Natal e Mossoró. As pessoas interessadas devem procurar um posto do SINE Estadual para solicitar a carta de encaminhamento, portando: carteira de trabalho, cartão ou número do PIS, identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Mais detalhes:

terça-feira, 25 de junho de 2013

Sine-RN informa mais 199 empregos nesta terça-feira (25)

O SINE-RN informa que nesta terça-feira (25) são ofertadas 199 vagas de empregos em Natal, Grande Natal e Mossoró. As pessoas interessadas devem procurar um posto do SINE Estadual e solicitar sua carta de encaminhamento, portando os seguintes documentos: carteira de trabalho, cartão ou número do PIS, carteira de identidade, CPF, ccomprovante de residência e de escolaridade. Veja aqui:

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Sine-Rn anuncia 191 empregos de 21 a 24 de junho

O SINE-RN anuncia 191 vagas de emprego no período de 21 a 24 de junho. As vagas são para Natal, Grande Natal e Mossoró, e os interessados devem procurar um posto do SINE Estadual para solicitar a carta de encaminhamento. Lembrando de levar carteira de trabalho, cartão ou número do PIS, identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Mais detalhes:

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Sine-RN informa 230 empregos nesta sexta-feira (21)

O SINE-RN informa nesta sexta-feira (21) mais 230 vagas de empregos em Natal, Grande Natal e Mossoró. As pessoas interessadas devem procurar um posto do SINE Estadual e solicitar sua carta de encaminhamento, portando os seguintes documentos: carteira de trabalho, cartão ou número do PIS, carteira de identidade, CPF, ccomprovante de residência e de escolaridade.Veja detalhes aqui:

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Artesanato potiguar é atração nos festejos juninos de Assu

O melhor do artesanato potiguar será mostrado na 1ª Feira Itinerante de Artesanato de Assu, que começa nesta quinta-feira (20), na região. O evento é uma promoção da Paróquia de São João Batista e a Prefeitura Municipal e faz parte da programação dos festejos juninos daquele município.

Durante dez dias, o público poderá desfrutar de apresentações culturais, concurso de quadrilhas, barracas com comidas típicas, muito forró e visitar a exposição de produtos artesanais confeccionados por 67 artesãos da região cadastrados no Programa Estadual de Artesanato (Proart), da Secretaria de Estado de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).

Durante a feira, os visitantes poderão apreciar ou adquirir peças dos mais variadas tipologias: renda, bordados, sisal, escultura em madeira e pedra sabão, cerâmica azul, entre outras.

No decorrer da feira itinerante, que vai de 20 a 22 de junho, a equipe técnica do Proart estará cadastrando os artesãos das cidades de Itajá e Ipanguaçu, localizadas no Vale do Açu. Desde o seu início, em fevereiro deste ano, mais de 4.700 artesãos já foram cadastrados pela equipe técnica do Proart no Rio Grande do Norte. 

Considerado um dos maiores eventos juninos do Nordeste e o mais antigo do mundo, o São João de Assu, tem como tema central este ano: Fé, devoção, cultura e tradição.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Sethas realiza em Natal reunião técnica para discutir reordenamento de serviços socioassistenciais

Realizada na tarde desta quarta-feira (19), em Natal, uma reunião técnica com a presença de gestores e técnicos da área de Assistência Social de, praticamente, todos os municípios do Rio Grande do Norte para discutir o reordenamento dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Sociais e o redesenho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). 

O evento, no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo, foi aberto pelo secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Luiz Eduardo Carneiro Costa, que saudou os participantes e destacou o empenho e o compromisso de cada um para melhorar os serviços socioassistenciais. “Somos todos responsáveis por essa melhoria”, disse o secretário à plateia que lotou o auditório da Escola.

O reordenamento dos serviços socioassistenciais tem por objetivo unificar a oferta dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que são prestados aos jovens, crianças e idosos. Isso trará ganhos à gestão municipal, proporcionando maior flexibilidade na execução dos recursos, como também na organização do trabalho e formação dos grupos, identificando dentre os usuários aqueles que estão em situação de prioridade.

O objetivo do redesenho do PETI é adequar as ações de erradicação do trabalho infantil às novas incidências de atividades identificadas a partir do resultado realizado com os dados do IBGE 2010 e fortalecer o Programa diante dos avanços da cobertura e da qualificação da rede de proteção social básica e proteção social especial no âmbito do Sistema Unificado de Assistência Social (SUAS).
O combate ao trabalho infantil é coordenado pelo PETI através de ações permanentes: fazendo trabalho social com as famílias; atendendo crianças e adolescentes garantidas pelo serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que integra a Proteção Social Básica; transferência de renda garantida pelo registro no Cadastro Único e inclusão da família no Programa Bolsa Família; a realização de busca ativa das crianças e adolescentes em situação de trabalho pelo Serviço Especializado em Abordagem Social e pelas equipes volantes que atuam nessa busca.

 

Sethas seleciona pequenos empreendimentos para projeto de economia solidária

A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) está convocando pequenos grupos econômicos das zonas urbana e rural dos municípios potiguares, voltados à geração de emprego e renda, para participar da seleção de empreendimentos a serem assessorados pelo Projeto de Promoção de Ações Integradas da Economia Solidária. O edital de chamamento foi publicado na edição dessa terça-feira (18) do Diário Oficial do Estado.

Podem participar da seleção, associações, cooperativas ou núcleos de desenvolvimento econômico, que atuam em atividades ligadas a agricultura, pecuária, artesanato, agroindústria, arte/cultura, turismo rural, apicultura, pescado, entre outras.

As inscrições ficarão abertas no prazo de 18 de junho a 18 de julho e deverão ser feitas através do preenchimento do formulário de seleção, que deverá ser entregue de forma presencial, na sede da Coordenadoria de Projetos Especiais (COPES), da Sethas, no endereço rua professor Moura Rabelo, 1945, Candelária, Natal-RN, de segunda a sexta-feira, no horário das 08h ao meio-dia ou das 14h às 16h, com a seguinte identificação: SELEÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS DO PROJETO ECONOMIA SOLIDARIA RN, ou via Correios.

Pelo Correio, o formulário, devidamente preenchido, deve ser encaminhado para o mesmo endereço, com o CEP: 59064-480, para o seguinte destinatário: SETHAS/COPES – SELEÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS DO PROJETO ECONOMIA SOLIDARIA RN.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 2 de agosto de 2013, através do Diário Oficial do Estado e no site www.sethas.rn.gov.br.

Serão selecionados 50 empreendimentos econômicos solidários, urbanos e rurais, localizados em cinco territórios: Assu-Mossoró, Grande Natal, Mato Grande, Trairi e Agreste-Litoral Sul. Os empreendimentos serão assessorados por um período de 20 meses.

O Projeto de Promoção de Ações Integradas da Economia Solidária para o Desenvolvimento Local e Territorial Sustentável, visando à superação da extrema pobreza no Rio Grande do Norte, tem como finalidade promover ações integradas e articuladas que possibilite a construção de alternativas de geração de emprego e renda para as famílias que se encontram em situação de extrema pobreza.

Para isso, serão empreendidas ações de capacitação, fomento a organização social, formação de redes de produção e comercialização, geração de finanças solidaria; incubação de empreendimentos e assessoria técnica e gerencial aos 50 empreendimentos, sendo 10 por território.

“Além da inclusão social e produtiva como forma de enfrentamento à extrema pobreza no Rio Grande do Norte, a partir de ações que promovam a organização da produção, o consumo consciente e a comercialização solidaria, o projeto busca garantir sustentabilidade aos empreendimentos selecionados”, frisa o secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa, da Sethas.
O Projeto de Promoção de Ações Integradas da Economia Solidária é uma parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da qual serão investidos no Rio Grande do Norte recursos de R$ 2,2 milhões.

Formação dos Territórios

Grande Natal: 
Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Parnamirim

Assu-Mossoró: 
Mossoró, Areia Branca, Baraúna, Grossos, Serra do Mel, Assu, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Itajá, Ipanguaçu, São Rafael, Pendências, Tibau e Porto do Mangue.

Mato Grande: 
Bento Fernandes, Jandaíra, João Câmara, Maxaranguape, Parazinho, Pedra Grande, Poço Branco, Pureza, Rio do Fogo, São Miguel do Gostoso, Taipu, Touros, Caiçara do Norte, São Bento do Norte e Ceará-Mirim.

Trairi: 
Santa Cruz, São Bento do Trairi, Jaçanã, Coronel Ezequiel, Campo Redondo, Lajes Pintada, Sítio Novo, Tangará, Serra Caiada, Boa Saúde, São José do Campestre, Passa e Fica, Serra de São Bento, Monte das Gameleiras e Japi.

Agreste-Litoral Sul: 
São José do Mipibu, Vera Cruz, Nísia Floresta, Monte Alegre, Senador Georgino Avelino, Lagoa de Pedras, Arez, Brejinho, Goianinha, Tibau do Sul, Serrinha, Passagem, Espírito Santo, Santo Antonio, Várzea, Nova Cruz, Pedro Velho, Montanhas, Canguaretama e Baía Formosa.

Sine-RN anuncia 186 vagas de emprego nesta quarta-feira (19)

O SINE-RN anuncia  186 vagas de emprego nesta quarta-feira (19) em Natal, Grande Natal e Mossoró. Os interessados devem procurar um posto do SINE Estadual e solicitar a carta de encaminhamento, portando carteira de trabalho, cartão ou número do PIS, identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Confira aqui:

terça-feira, 18 de junho de 2013

SINE-RN informa 186 vagas de emprego nesta terça-feira(18)

O SINE-RN informa que nesta terça-feira (18) estão sendo ofertados 186 vagas de empregos em Natal, Grande Natal e Mossoró. As pessoas interessadas devem procurar um posto do SINE Estadual e solicitar sua carta de encaminhamento, portando os seguintes documentos: carteira de trabalho, cartão ou número do PIS, carteira de identidade, CPF, ccomprovante de residência e de escolaridade.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Serviços socioassistenciais são temas de reunião técnica em Natal

A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação, e da Assistência Social (Sethas) promove nesta quarta (19), na Escola de Governo, no Centro Administrativo, em horário previsto para as 13h, uma reunião técnica para discutir o reordenamento dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, assim como o redesenho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

O reordenamento tem por objetivo unificar a oferta dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atualmente são cofinanciados, através do Projovem Adolescente, PETI e serviços para crianças e idosos. Isso trará ganhos à gestão municipal, proporcionando maior flexibilidade na execução dos recursos, como também na organização do trabalho e formação dos grupos, identificando dentre os usuários aqueles que estão em situação de prioridade.

O objetivo do redesenho do PETI é adequar as ações de erradicação do trabalho infantil às novas incidências de atividades identificadas a partir do resultado realizado com os dados do IBGE 2010 e fortalecer o Programa diante dos avanços da cobertura e da qualificação da rede de proteção social básica e proteção social especial no âmbito do Sistema Unificado de Assistência Social (SUAS).

O combate ao trabalho infantil é coordenado pelo PETI através de ações permanentes: fazendo trabalho social com as famílias; atendendo crianças e adolescentes garantidas pelo serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que integra a Proteção Social Básica; transferência de renda garantida pelo registro no Cadastro Único e inclusão da família no Programa Bolsa Família; a realização de busca ativa das crianças e adolescentes em situação de trabalho pelo Serviço Especializado em Abordagem Social e pelas equipes volantes que atuam nessa busca.

Sethas capacita representantes do Conselho do Idoso

Com o tema central “O Papel dos Conselheiros no Controle Social”, o  Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Rio Grande do Norte (CEDEPI) realiza a 2ª Capacitação para conselheiros. O evento acontece nesta terça-feira (18) a partir das 8h, na Casa da Cidadania (Av. Campos Sales, 481, Tirol).

O CEDEPI é um órgão ligado à Secretaria de Estado de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) e visa capacitar 50 conselheiros estaduais e municipais da cidade de Natal. para um acompanhamento mais eficaz das suas ações.

A programação começa com a palestra “A percepção da política do Idoso no âmbito da política da Assistência Social”, a cargo da presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Márcia Maria de Sá Rocha. Em seguida, a conselheira do CEDEPI e Profa. da UFRN, Eulália Chaves Maia coordena uma mesa redonda.

A partir das 10h, a promotora Rebecca Monte Nunes Bezerra, fala sobre “O papel do Conselheiro: Representatividade, Legitimidade e Autonomia”. A programação é retomada à tarde, com a palestrante e coordenadora do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), Roseane Sabóia, abordando o tema “Controle Social e Repasse Financeiro”. Para encerrar a capacitação, prevista para 15h30, a promotora Patrícia Albino Galvão Pontes, fala sobre “A importância do Trabalho da Rede de Proteção”.

Secretário participa em Brasília de evento pelos 10 anos do Bolsa Família no Brasil

O secretário de Estado do Trabalho da Habitação e da Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro Costa, participa nesta segunda-feira (17), em Brasília, do Painel Técnico Internacional sobre os Programas de Transferência de Renda Condicionada na América Latina. 

O evento tem por objetivo o debate e o compartilhamento de experiências sobre os programas de transferência de renda condicionada na América Latina que possuem mais de uma década de implementação. Em especial, as inovações recentes no programa e seus impactos na superação da extrema pobreza.

A ocasião marcará também o lançamento do edital do Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social: Edição Especial – Bolsa Família 10 Anos, que visa identificar e divulgar práticas bem sucedidas e inovadoras na gestão local do programa. O painel busca possibilitar um debate técnico qualificado sobre as inovações recentes ocorridas nesses programas e seus desafios futuros.

O evento deve reunir, além de secretários de Estados do Trabalho e Assistência Social, a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello; o secretário Nacional de Renda de Cidadania, Luís Henrique Paiva; o secretário Extraordinário de Superação da Extrema Pobreza, Tiago Falcão, e um representante do Banco Mundial no Brasil.

O Sine-RN anuncia 173 empregos para o período de 14 a 17 de junho

O SINE-RN anuncia 173 vagas de emprego no período de 14 a 17 de junho em Natal, Grande Natal e Mossoró. Os interessados devem procurar um posto do SINE Estadual e solicitar a carta de encaminhamento, portando carteira de trabalho, cartão ou número do PIS, identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Confira aqui:

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Sethas apoia Dia Mundial Contra a Violência ao Idoso

O Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEDEPI), órgão ligado a Secretaria de Estado de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - Sethas inicia neste sábado (15) uma campanha de divulgação do serviço Disque Direitos Humanos, ou Disque 100, um serviço gratuito, onde a população poderá denunciar casos de violência contra a pessoa idosa. 

O lançamento do Disque 100 faz parte das comemorações pelo Dia Mundial Contra a Violência ao Idoso, que transcorre neste sábado (15) e que tem por objetivo esclarecer sobre as mais diversas formas de violência que as pessoas idosas sofrem em seus lares, nas instituições em que estão abrigados ou nos espaço em que convivem e conscientizar a sociedade em geral de que a pessoa idosa é cidadã de direitos e merece envelhecer de maneira ativa, saudável e sem violência. O Disque 100 funciona diariamente inclusive nos fins de semana.

A Secretaria de Estado de Trabalho, da Habitação e da Assistência (Sethas) apoia a realização da semana de mobilização alusiva ao Dia Mundial Dia Mundial Contra a Violência ao Idoso, sugerindo a realização de ações em todos os municípios do interior do Estado, como palestras com temas relacionados ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, distribuição de folders, visita aos abrigos, festival de quadrilhas juninas, apresentações de peças teatrais e confraternização de usuários dos grupos de idosos com seus familiares referenciados nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Segundo dados do serviço Disque Direitos Humanos ou Disque 100, de janeiro até junho deste ano, já foram denunciados naquele órgão, mais de 600 casos de violência contra o idoso no estado do Rio Grande do Norte. A maioria deles ocorreu em Natal, capital do Estado.

O Disque 100 é um serviço criado em 1997, sendo coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Ele permite que a população denuncie os casos de violação de direitos de toda população, especialmente os grupos mais vulneráveis, como crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, idosos, pessoas em situação de rua, população LGBTT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). No ato da denúncia a pessoa denunciante não precise se identificar.

Mais de 2.500 cisternas já foram construídas no RN


Até o final de julho, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), conclui o primeiro convênio do Programa Nacional de Cisternas no Rio Grande do Norte, firmado com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Até o momento, 2.544 reservatórios – de um total de 3.100 cisternas – já foram construídos em 30 municípios potiguares. O programa vai atender, nesta primeira etapa, famílias com dificuldades de acesso a água em comunidades rurais de 47 municípios do Estado.  

Um novo convênio, no valor de R$ 33,8 milhões, também com o MDS, já está em andamento. Uma parte dos recursos, inclusive, cerca de R$ 17 milhões, já foi liberada para que a Sethas comece a trabalhar em um novo edital para a licitação. “Este é o maior programa de construção de cisternas já implementado no Rio Grande do Norte. A meta do Governo Rosalba Ciarlini é universalizar o acesso a água no nosso Estado até o final de 2014”, informa o secretário Luiz Eduardo Carneiro, da Sethas.    

Ele explica que este novo convênio vai beneficiar um número maior de municípios – 62, no total; diferentes daqueles beneficiados no primeiro convênio –, e prevê a construção de um maior número de reservatórios. “Neste segundo contrato, além das cisternas para consumo humano, também serão destinados reservatórios para a produção de alimentos e criação de animais”, detalha Luiz Eduardo.

Serão construídas, segundo o secretário, 5.100 cisternas de placa, em alvenaria (capacidade para 16 mil litros de água), destinadas ao consumo humano; 2.000 cisternas de calçadão (52 mil litros), para a produção de alimentos; 250 tanques de pedra, também para a produção de alimentos ou criação de animais, e 120 cisternas (52 mil litros) em escolas rurais.
 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Sine-RN anuncia 157 empregos nesta quinta-feira (13)

O Sine-RN anuncia 157 vagas de emprego nesta quinta-feira (13) em Natal, Grande Natal e Mossoró. As pessoas interessadas devem procurar um posto SINE Estadual para solicitar carta de encaminhamento, levando seus documentos: carteira de trabalho, cartão ou número do PIS, identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Confira as vagas:

O Sine-RN informa mais 139 vagas de emprego nesta quarta-feira (12)

O SINE-RN informa mais 139  vagas de emprego, nesta quarta-feira (12) em Natal, Grande Natal e Mossoró. As pessoas interessadas devem procurar um posto do SINE Estadual e solicitar a carta de encaminhamento, portando carteira de trabalho, cartão ou número do PIS, identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Saiba mais:
 

terça-feira, 11 de junho de 2013

SINE-RN anuncia mais de 108 empregos nesta terça-feira (11).

O SINE-RN informa que nesta terça-feira (11) estão sendo ofertados 108 vagas de emprego em Natal. Grande Natal e Mossoró. As pessoas interessadas devem procurar um posto do SINE Estadual e solicitar a carta de encaminhamento, portando carteira de trabalho, cartão ou número do PIS, identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade.Clique aqui e sabia mais

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Sine-RN anuncia 174 vagas de emprego no período de 07 a 10 de junho

O Sine-RN anuncia 174 vagas de emprego no período de 07 a 10 de junho em Natal, Grande Natal e Mossoró. As pessoas interessadas devem procurar um posto SINE Estadual para solicitar carta de encaminhamento, levando documentos: carteira de trabalho, cartão ou número do PIS, identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Saiba mais:

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Sethas conclui pré-conferências regionais de Assistência Social


O Conselho Estadual de Assistência Social ( CEAS ) concluiu nesta sexta-feira (07), no município de Caicó, o ciclo de pré-conferências regionais de assistência social no interior do Rio Grande do Norte, antecedendo as conferências municipais que devem ser realizadas até agosto próximo. As conferências municipais são preparatórias para a 9ª Conferência Estadual de Assistência Social que será realizada de 16 a 18 de outubro, em Natal.

 A reunião contou com a participação de 24 municípios da região do Seridó: Caicó, Ipueira, Equador, Florânia, Jardim do Seridó, Timbaúba dos Batistas, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Lagoa Nova, Acari, Cerro Corá, Jucurutu, Triunfo Potiguar, Lagoa Nova, Currais Novos, Tenente Laurentino Cruz, São Fernando, São João do Sabugi, Cruzeta, São Vicente, São José do Seridó, Santana do Seridó, Bodó e Ouro Branco.

 As pré-conferências têm por objetivo orientar as gestões municipais quanto a realização dos eventos seguindo o tema “ A gestão e o financiamento para a efetivação do Sistema Único da Assistência Social(SUAS)”, proposto pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e abordando seis eixos principais de discussão co-financiamento, gestão do SUAS, gestão do trabalho, gestão dos serviços programas e projetos, gestão dos benefícios do Suas e regionalização dos serviços socioassistenciais.

Sethas participa da Feira de Negócios de Extremoz

Durante o evento haverá apresentações culturais
A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), por meio do Programa Estadual de Artesanato (Proart), participa da Feira de Negócios de Extremoz, evento que começa nesta segunda-feira (10) e segue até o próximo dia 15. Um espaço foi reservado para a exposição e comercialização dos produtos dos artesãos que fazem parte de cooperativas e associações inscritas no Proart.
Durante a Feira, a Sethas, através do Proart, estará cadastrando os artesãos que não se cadastraram anteriormente, tanto de Extremoz quanto de municípios vizinhos, na Grande Natal. A Feira estará aberta à visitação pública a partir das 16h.

Com esta ação, a Sethas, que executa o programa no âmbito do Estado, beneficiará, direta e indiretamente, mais de 800 artesãos nos cinco dias de realização do evento.

Durante a realização da feira, os visitantes terão a oportunidade de apreciar ou adquirir peças das mais variadas tipologias: renda, bordados, sisal, esculturas em madeira e pedra em sabão, cerâmica azul, entre outras.

A programação, em seu quinto ano de realização, faz parte dos festejos juninos da cidade de Extremoz e contará com apresentações artísticas e culturais, entre danças folclóricas, sanfoneiros, quadrilhas estilizadas e improvisadas, brincadeiras infantis e shows musicais.

O Sine-RN informa nesta sexta-feira (07) 156 vagas de emprego

O Sine-RN informa 156 vagas de emprego nesta sexta-feira (07), em Natal, Grande Natal e Mossoró. As pessoas interessadas devem procurar um posto SINE Estadual para solicitar carta de encaminhamento, levando documentos: carteira de trabalho, cartão ou número do PIS, identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Veja detalhes:


quinta-feira, 6 de junho de 2013

O Sine-RN anuncia 189 vagas de emprego nesta quinta-feira (06)

O SINE-RN anuncia 189 vagas de emprego nesta quinta-feira (06), em Natal, Grande Natal e Mossoró. As pessoas interessadas devem procurar um posto SINE Estadual e solicitar uma carta de encaminhamento, portando carteira de trabalho, cartão ou número do PIS, identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade.
Saiba mais:

quarta-feira, 5 de junho de 2013

SINE-RN anuncia 211 vagas de emprego nesta quarta-feira (05)

O SINE-RN informa que nesta quarta-feira (05) estão sendo oferecidas 211 vagas de emprego em Natal, Grande Natal e Mossoró. As pessoas interessadas devem procurar um posto SINE Estadual e solicitar uma carta de encaminhamento, portando carteira de trabalho, cartão ou número do PIS, identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade.Clique aqui para saber mais

terça-feira, 4 de junho de 2013

RN é destaque no monitoramento da frequência escolar do Bolsa Família

O estado do Rio Grande do Norte é destaque no monitoramento da frequência escolar de alunos beneficiários do programa Bolsa Família no bimestre fevereiro e março deste ano.

Ao lado de outros três estados – Amapá, Pará e Piauí – o RN apresentou os melhores resultados no primeiro monitoramento do ano: 99% dos alunos beneficiados pelo programa frequentaram, pelo menos, 85% das aulas, exigência para a faixa etária de 6 a 15 anos, ou 75%, no caso de adolescentes entre 16 e 17 anos.

Os alunos beneficiários do programa foram os mais assíduos à escola no período, segundo informa o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O primeiro resultado do monitoramento de 2013 é considerado positivo pelo Ministério, porque o índice se manteve semelhante aos do ano passado, mesmo com a troca de prefeitos, gestores municipais do Bolsa Família e secretários municipais de Educação.

“Acredito que esse resultado é fruto das capacitações que oferecemos aos gestores municipais do programa”, destaca o secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Luiz Eduardo Carneiro Costa.

No Rio Grande do Norte, 356 mil famílias, com renda per capita mensal de até ½ salário mínimo, são beneficiárias do programa Bolsa Família.

SINE-RN anuncia 210 vagas de empregos nesta terça-feira(04)

O SINE-RN informa que nesta terça-feira(04) estão sendo oferecidas 210 vagas de empregos em Natal, Grande Natal e Mossoró. As pessoas interessadas devem procurar um posto do SINE Estadual e solicitar uma carta de encaminhamento, portando carteira de trabalho, cartão ou número do PIS, identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade.Clique aqui para saber mais