terça-feira, 7 de maio de 2013

Concluintes de cursos na área de alimentos recebem certificados em noite de degustação em Macau


Secretário Luiz Eduardo prestigiou evento


Uma noite de degustação marcou ontem (06), em Macau, a entrega de certificados de conclusão de cursos de reaproveitamento alimentar. Os pratos foram preparados pelos próprios alunos. O secretário de Estado do Trabalho e da Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro Costa, prestigiou a solenidade. Os cursos foram ministrados pela Fundação Afonso Lemos em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).

“Tivemos muitas dificuldades para iniciarmos estes cursos, mas graças a esta parceria (com a Sethas) e aos nossos voluntários, vencemos todas as dificuldades”, disse a secretária executiva da Fundação, Elizabeth Lemos.

O secretário Luiz Eduardo destacou que cursos de qualificação têm sido uma das políticas da Sethas, com a perspectiva de emancipação do cidadão. “Temos hoje muitos cursos de qualificação, ofertados através do Projovem e do Pronatec Social, e certamente Macau está dentro dessa nossa política de incentivos à geração de emprego e renda”, enfatizou Luiz Eduardo.

Os cursos ministrados têm por técnica o aproveitamento integral dos alimentos (polpa, cascas, folhas, talos e ramas) e todo o seu potencial nutritivo, proporcionando à população mais saúde e menos gastos financeiros. Além do que, se constitui para muitos como uma atividade que promove a geração de renda. É o caso de Soraia Tomaz Câmara, da turma de tortas doces e salgadas, que já está recebendo encomendas. “Eu já trabalhava só com encomendas de docinhos. Agora, depois deste curso, posso aumentar meus ganhos”, estima.

Flaviano Souza de Melo era o único homem na turma de cozinha prática, mas está de olho no crescente mercado de alimentos. “Hoje, todo mundo faz refeições fora de casa”, avalia. O interesse por fazer o curso vem do fato de que há muito tempo a família atua nessa área. “Minha família trabalha em restaurantes há muito tempo, então, aproveitei a oportunidade para fazer este curso, que é grátis e talvez por isso as pessoas não deem a devida importância, para aprimorar os meus conhecimentos”, disse o rapaz.

A Fundação Afonso Lemos existe há 20 anos e é presidida pelo ex-prefeito de Macau, Afonso Lemos, que estendeu a atuação da entidade para além dos limites do Município, alcançando, hoje, toda a região salineira. “São 20 anos de muita luta”, orgulha-se.

A solenidade, realizada na Loja Maçônica 27 de Dezembro, no centro de Macau, contou com a presença do secretário adjunto da Sethas, Walter Correia de Aquino Neto, e da Secretária Municipal de Assistência Social, de Macau, Luciana Alves, e de todos os 120 alunos participantes dos cinco cursos ministrados: cozinha prática, tortas doces e salgadas, variedades em massas, reaproveitamento de alimentos e beneficiamento de pescado (este último, exclusivamente, para a comunidade praieira de Diogo Lopes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário