Secretário Luiz Eduardo prestigiou evento |
Uma noite de degustação marcou ontem (06), em Macau, a entrega de certificados de conclusão de cursos de reaproveitamento alimentar. Os pratos foram preparados pelos próprios alunos. O secretário de Estado do Trabalho e da Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro Costa, prestigiou a solenidade. Os cursos foram ministrados pela Fundação Afonso Lemos em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).
“Tivemos muitas dificuldades para iniciarmos estes cursos, mas graças a esta parceria (com a Sethas) e aos nossos voluntários, vencemos todas as dificuldades”, disse a secretária executiva da Fundação, Elizabeth Lemos.
O secretário Luiz Eduardo destacou que cursos de qualificação têm sido uma das políticas da Sethas, com a perspectiva de emancipação do cidadão. “Temos hoje muitos cursos de qualificação, ofertados através do Projovem e do Pronatec Social, e certamente Macau está dentro dessa nossa política de incentivos à geração de emprego e renda”, enfatizou Luiz Eduardo.
Os cursos ministrados têm por técnica o aproveitamento integral dos alimentos (polpa, cascas, folhas, talos e ramas) e todo o seu potencial nutritivo, proporcionando à população mais saúde e menos gastos financeiros. Além do que, se constitui para muitos como uma atividade que promove a geração de renda. É o caso de Soraia Tomaz Câmara, da turma de tortas doces e salgadas, que já está recebendo encomendas. “Eu já trabalhava só com encomendas de docinhos. Agora, depois deste curso, posso aumentar meus ganhos”, estima.
Flaviano Souza de Melo era o único homem na turma de cozinha prática, mas está de olho no crescente mercado de alimentos. “Hoje, todo mundo faz refeições fora de casa”, avalia. O interesse por fazer o curso vem do fato de que há muito tempo a família atua nessa área. “Minha família trabalha em restaurantes há muito tempo, então, aproveitei a oportunidade para fazer este curso, que é grátis e talvez por isso as pessoas não deem a devida importância, para aprimorar os meus conhecimentos”, disse o rapaz.
A Fundação Afonso Lemos existe há 20 anos e é presidida pelo ex-prefeito de Macau, Afonso Lemos, que estendeu a atuação da entidade para além dos limites do Município, alcançando, hoje, toda a região salineira. “São 20 anos de muita luta”, orgulha-se.
A solenidade, realizada na Loja Maçônica 27 de Dezembro, no centro de Macau, contou com a presença do secretário adjunto da Sethas, Walter Correia de Aquino Neto, e da Secretária Municipal de Assistência Social, de Macau, Luciana Alves, e de todos os 120 alunos participantes dos cinco cursos ministrados: cozinha prática, tortas doces e salgadas, variedades em massas, reaproveitamento de alimentos e beneficiamento de pescado (este último, exclusivamente, para a comunidade praieira de Diogo Lopes).
Nenhum comentário:
Postar um comentário