sexta-feira, 17 de maio de 2013

Sethas elabora projeto para inclusão socioprodutiva de catadores de resíduos sólidos do RN

Até 2014 será implementado no estado do Rio Grande do Norte um projeto social voltado para catadores de resíduos sólidos, elaborado pela Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas). O projeto busca promover a inclusão socioprodutiva de 2.600 catadores que trabalham nas ruas e lixões recolhendo materiais reutilizáveis e recicláveis. 

Este projeto pretende, ainda, incentivar novos empreendedores e os já existentes em 32 municípios selecionados nos territórios de Assu-Mossoró, Sertão do Apodi, Potengi, Seridó, Trairi, Alto Oeste, Sertão Central Cabugi, Litoral Norte, Mato Grande, Agreste Litoral Sul e Grande Natal.

Estes municípios apresentam seus trabalhos voltados para ações focadas na disponibilização de acesso a políticas púbicas, máquinas e equipamentos, assessoramento técnico e qualificação profissional. O projeto será executado num período de 36 meses. 

“Estamos para celebrar convênio com a Sethas, no valor de R$ 7 milhões, para a inclusão socioeconômica de catadores de resíduos sólidos no Rio Grande do Norte”, reforçou o secretário adjunto da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho, Roberto Marinho, durante o ciclo de debates sobre economia solidária realizado na última terça-feira (14), em Natal. 

Para chegar a esse projeto foi preciso a realização de três oficinas de planejamento entre a equipe de elaboração de projetos da Sethas, através da Coordenadoria de Projetos Especiais (COPES), e os representantes de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis, do Fórum Potiguar de Economia Solidária, da Universidade Estadual (UERN), do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e de prefeituras municipais. 

Nestas reuniões, foram definidas as metas, as atividades, a área de execução do projeto e o quantitativo da equipe técnica que irá prestar assessoria aos catadores. A elaboração deste projeto se fundamentou nos princípios da economia solidária, com ênfase na construção de parcerias entre os entes públicos privados e a sociedade civil organizada, principalmente, a representada pelos catadores, com vistas à implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário