quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Reunião na SETHAS debate critérios para o Capacita SUAS

A aprovação e pactuação dos critérios de seleção dos trabalhadores que serão capacitados no Programa Capacita SUAS foi discutida em reunião realizada nesta quarta-feira (19), no auditório da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social ( SETHAS ). A abertura da reunião foi feita pelo secretário de Estado do Trabalho, da Habitação, e da Assistência Social (SETHAS) e coordenador da Comissão Bipartite do RN, Luiz Eduardo Carneiro Costa.


Os serviços, objetos do Programa Capacita SUAS, têm por público alvo os trabalhadores que exercem a função de gestão e trabalhadores dos serviços socioasssistenciais no exercício de suas competências e responsabilidades, que deverão estar representados nos respectivos módulos, que contemplam tais categorias.


São operadores do SUAS os gestores de Secretarias Municipais e Estaduais. O programa oferecerá três cursos de capacitação sendo o primeiro de Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioasssistenciais do SUAS e a Implementação de Ações do Plano Brasil sem Miséria, o cujo critério de seleção dos profissionais são ter nível superior que atuam na provisão dos serviços socioassitenciais, no âmbito dos Cras, Creas, Centros Pop, Serviços de Acolhimento Institucionais e Serviços Volantes.


Outro curso que será realizado é o de atualização em indicadores para diagnóstico e acompanhamento SUAS e do Brasil sem Miséria. Os critérios para este curso ter curso de gestor e técnicos de nível superior das Secretarias de Assistência Social dos Estados e dos municípios e coordenadores de Cras e Creas.


Finalmente, para o curso de atualização em gestão financeira e orçamento do SUAS, os critérios são possuir curso técnico com atuação direta nas atividades de gestão dos fundos de assistência social ( nível médio e superior).


O secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), Luiz Eduardo Carneiro Costa, enalteceu o trabalho dos membros do COEGEMAS e CEAS na política de assistência social no RN. Ele frisou ainda que a intenção é aprofundar este tipo de ação junto as Universidades na área do Trabalho e Psicologia Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário