quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

FIART comercializa 395 mil para artesãos do RN

Mais de R$ 395 mil foram arrecadados na comercialização de peças artesanais durante o 8º Salão do Artesanato Potiguar, parte integrante da Feira Internacional do Artesanato – FIART realizada de 18 a 27 de janeiro, no Centro de Convenções, em Natal.

A realização da FIART, o 8º Salão do Artesanato Potiguar, em parceria com o Programa de Artesanato Brasileiro – PAB beneficiou através da comercialização dos produtos, 332 artesãos e suas respectivas famílias incluindo artistas populares, 23 associações representadas por 523 associados, 86 municípios que atenderam um número de 974 trabalhadores em artesanato, além de sete cooperativas, com destaque para os produtos de 108 artesãos, incluindo a ala feminina da Penitenciária João Chaves e outros 36 grupos produtivos, com 412 artesãos.

Entre as cidades que mostraram nos espaços montados para a exposição das peças e produtos regionais, como licores caseiros, de diversos sabores, biscoitos caseiros, doces e cachaças, estão: Macaíba, Baia Formosa, Caicó, Extremoz, Jardim do Seridó, Carnaúba dos Dantas, São Gonçalo do Amarante, Assu, Acari, Cruzeta, Currais Novos, Jucurutu, Lajes, Natal, Parnamirim, Timbaúba dos Batistas, Boa Saúde, Santa Cruz, Jardim de Piranhas, Tangará, Espírito Santo, Mossoró e Goianinha.

A programação da FIART contou ainda com um desfile de moda artesanal realizado no palco principal da FIART sob a responsabilidade da equipe de coordenação do Programa Estadual do Artesanato Potiguar, com o objetivo de valorizar e incentivar a produção artesanal do Rio Grande do Norte.

Seguindo as novas tendências da moda foram apresentados para o púbico visitante 50 looks – roupas, acessórios, cama e mesa – produzidos por artesãos e protagonizados por modelos femininos e masculinos que evidenciaram o artesanato como expressão cultural do povo potiguar. O desfile oportunizou a movimentação de vinte e um mil e duzentos e vinte reais, com a venda de um número significativo de peças. A FIART conta com patrocínio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social –SETHAS com intuito de apoiar e fortalecer a comercialização do artesanato do Rio Grande do Norte, com vistas á geração de trabalho e renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário