quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

SETHAS assegura participação de mais de 2.000 artesãos do RN na 18ª FIART

A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-SETHAS vai estar presente na 18ª edição da Feira Internacional de Artesanato-FIART 2013, que será realizado de 18 a 27 deste mês, no Centro de Convenções, em Natal. A ação da SETHAS vai assegurar a participação de mais de 2.000 artesãos potiguares no evento, por meio do Programa Estadual do Artesanato-PROART. Eles serão representados por associações, cooperativas ou grupos de produção ao qual pertencem. Somam-se, no total, 65 estandes distribuídos numa área de 300 metros quadrados, onde na área destinada ao Salão dos Mestres, será montada a oficina de preparação (da argila), produção e comercialização das peças em cerâmica.

Este ano a SETHAS participa da feira em parceria com o Programa de Artesanato Brasileiro-PAB. O evento vai reunir grandes expoentes do artesanato potiguar e brasileiro, como Luiza Dantas e Guimarães Bezerra, arte-ceramista potiguar, mas residindo há quase duas décadas anos na capital pernambucana - Recife.

Luzia Dantas é uma artesã de técnica requintada. Natural de São Vicente, interior do Rio Grande do Norte, de origem simples, sem instrução, começou a esculpir em madeira desde criança. Cedo foi morar em Currais Novos, região do Seridó, de onde nunca saiu – exceto a sua arte, que ultrapassou limites territoriais. Já participou de dezenas de exposições individuais e coletivas no RN e pelo Brasil a fora e tem peças em acervos nacionais e internacionais. Luzia utiliza a madeira umburana, árvore típica da região nordestina, extraída da caatinga da região do Seridó, para fazer suas esculturas. São obras de arte que retratam tipos populares, casas de farinha, conjunto de retirantes da seca nordestina, carros de boi e imagens sacras, preferencialmente Santana, São Francisco e Santa Luzia.

Guimarães Bezerra nasceu no interior do Rio Grande do Norte, mas reside em Recife (PE) há 16 anos. Suas peças, em argila, são baseadas no universo circense e tem como características peculiares as cores fortes e alegres do frevo e do maracatu, ritmos marcantes da cultura pernambucana.

A FIART - Feira Internacional de Artesanato - considerada uma das maiores no território nacional - oferece uma vasta programação cultural com gastronomia, festival de danças folclóricas, mostras, rituais indígenas e shows variados, prestigiando o melhor da cultura brasileira em um só espaço. Em sua 18ª edição, o evento traz mais uma vez o rico artesanato regional, nacional e internacional através dos vários expositores, que apresentam imagens em madeira e cerâmica, prata, bijuterias, bombons artesanais, telas, móveis, entre outros produtos. A feira reúne expositores de todo o Brasil e, também, da Indonésia, Senegal, Filipinas, Índia, Equador, Paquistão, Palestina, Marrocos, Emirados Árabes, Itália, Peru, Argentina, Bolívia e Turquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário