quarta-feira, 3 de julho de 2013

Artesão Chico do doce recebe apoio da Sethas para participar de eventos

O artesão currais-novense Francisco Dias da Silva Filho, o Chico do Doce, recebeu apoio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) para expor seus produtos (doces e lambedores) no Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, evento que ocorre no Centro de Convenções, em Natal, de 4 a 6 de julho.

O artesão também estará na Vaquejada de Currais Novos, no período de 11 a 13 de julho, e na tradicional Festa de Santana, na última semana de julho, em Caicó. Ele também contará com apoio da Sethas para comercializar os seus produtos na Feira Brasil Mostra Brasil, no Agosto da Alegria, evento sob a coordenação da Secretaria Extraordinária de Cultura, em agosto, e da tradicional Festa do Boi, no mês de outubro, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

Os doces produzidos por Chico têm sabores variados, mas todos são feitos com frutas da região, como caju, banana, mamão, jaca, coco, goiaba, abacaxi, além do doce de leite. Já os lambedores, têm indicação mais específica. Para isso ele se vale de livros escritos por médicos potiguares, entre os quais, Iaperi Araújo, sobre as ervas e suas finalidades.

Com mais de 35 anos de sua vida dedicados à fabricação de doces, Chico do doce diz que esta é uma atividade que passou de pai para filho. “É uma tradição na minha família e que agora eu estou passando para os meus netos”, revela Chico, que é um dos artesãos mais antigos cadastrados no Programa Estadual de Artesanato (Proart) executado pela Sethas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário