terça-feira, 16 de julho de 2013

Sethas promove debate sobre economia solidária nesta quinta-feira em Mossoró


A apresentação dos projetos de economia solidária e de inclusão socioprodutiva de catadores de resíduos sólidos do Rio Grande do Norte é tema de um ciclo de debates que a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) promove nesta quinta-feira (18), em Mossoró. O evento ocorre, das 9h às 15h30, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte IFRN, no conjunto Ulrick Graff.

Outros projetos serão apresentados durante o encontro, como o RN Sustentável e as ações a serem desenvolvidas pela Sethas no âmbito do Estado, o Projeto de Comércio Justo, pelo Fórum Potiguar de Economia Solidária e as orientações para a criação de um banco comunitário, por representantes do Banco Comunitário de São Miguel do Gostoso.

O projeto de inclusão socioprodutiva de catadores de materiais recicláveis busca promover a inclusão social e econômica de 2.600 catadores e seus familiares que trabalham, prioritariamente, nas ruas e lixões recolhendo materiais reutilizáveis e recicláveis, mediante um conjunto de ações focadas na disponibilização de acesso a políticas públicas, em 32 municípios selecionados nos territórios de Assu-Mossoró, Sertão do Apodi, Potengi, Seridó, Trairi, Alto Oeste, Sertão Central Cabugi, Litoral Norte, Mato Grande, Agreste Litoral Sul e Grande Natal. O projeto será executado num período de 36 meses.

Já o Projeto de Economia Solidária, denominado Ecosol RN, tem por finalidade promover ações integradas e articuladas que possibilitem a construção de alternativas de geração de emprego e renda para 1.000 famílias que se encontram, em situação de extrema pobreza, através do fortalecimento doe empreendimentos solidários localizados nos territórios Assu-Mossoró, Grande Natal, Mato Grande, Trairi e Agreste-Litoral Sul.

No RN, serão selecionados 50 empreendimentos econômicos solidários, a serem beneficiados pelo Projeto de Ações Integradas de Economia Solidária para o Desenvolvimento Local e Territorial. Serão empreendidas ações de capacitação, formação, organização, produção, consumo e comercialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário