terça-feira, 24 de setembro de 2013

Seminário discute ações do programa BPC na Escola

A abertura da 2ª etapa do Seminário de Formação Intersetorial de Gestores Estaduais e Municipais do Programa de Benefício de Prestação Continuada – BPC na Escola/2013, vai ser realizada nesta quarta-feira (25), a partir das 14h, no Praia Mar Hotel, em Ponta Negra.
O evento vai reunir diversos setores do Governo do Rio Grande do Norte, como a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Secretaria de Educação e da Cultura (SEEC), Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) na discussão das ações do BPC na Escola.
Nesta segunda etapa, o seminário de formação terá a participação de 230 representantes de  58 municípios do Rio Grande do Norte. A finalidade é capacitar os gestores estaduais e municipais do BPC Na Escola, tendo como objetivo a identificação das barreiras que os beneficiários do Programa encontram para chegar até a escola e o desenvolvimento das ações intersetoriais.
Durante os três dias do evento, serão dadas, palestras, oficinas, orientações, estudos e questionamentos referentes às formas de monitoramento, execução do programa e o esclarecimento das dúvidas de como proceder na execução do programa nas escolas e consequentemente, nos municípios.
 Dados do Sistema de Informação do BPC na Escola – ano base 2012 -informa que dos 9.685 beneficiários, mais de 6.597 estão inseridos na escola. O BPC na Escola está implantado nos 167 municípios do Rio Grande do Norte, obtendo o status de primeiro Estado brasileiro a ter 100% dos municípios atendidos pelo programa.
As ações do BPC consistem em promover a qualidade de vida e dignidade das pessoas com deficiência com idade de 0 a 18 anos, garantindo-lhes o acesso e permanência na escola por meio de ações articuladas da área de Assistência Social, Saúde, Educação e Direitos Humanos.
As atividades do seminário serão iniciadas no dia 25, das 10 às 12h, com o credenciamento dos participantes. Às 14h, acontece a abertura oficial do encontro com a presença de autoridades estaduais e municipais, inclusive da secretária do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Shirley Targino.
Logo após, haverá a realização do painel “Direitos Humanos, Direitos das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade, Inclusão Educacional e Social”. O encerramento do seminário acontece na sexta-feira, dia 27, às 14h, com apresentações de orientações e avaliação das ações realizadas pelos municípios para o acompanhamento dos benefícios e o desenvolvimento das ações setoriais do Programa BPC na Escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário