quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Ações do BPC na Escola de Cruzeta é referência


No Rio Grande do Norte, mais de dez mil pessoas com deficiência e até 18 anos de idade, estão sendo beneficiadas pelo Programa de Beneficio de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Os dados são do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fome (MDS).

Atualmente, o programa que desenvolve ações para garantir o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com deficiência na escola, abrange todos os 167 municípios potiguares. No Brasil, cerca de 3.520 municípios aderiram (63,2% do total), chegando a mais 379 mil beneficiários.

Para um melhor desenvolvimento das ações do BPC na Escola no estado do Rio Grande do Norte, o MDS realizou no final de setembro, em Natal, o 2º Seminário de Formação Intersetorial dos Grupos de Gestores Estaduais e Municipais do Programa BPC na Escola. O evento teve como tema central a “Capacitação dos gestores estaduais e municipais”, de 55 municípios, sendo uma iniciativa do Governo do Rio Grande do Norte, técnicos da Secretaria de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e dos representantes do MDS.

O destaque do seminário ficou com o grupo gestor do município de Cruzeta que apresentou as experiências de sucesso do BPC no município, localizado na região do seridó. Destacando-se a importância da atuação do grupo gestor municipal, as formas de articulação das ações direcionadas às diversas áreas/políticas púbicas, no tocante as demandas relacionadas a estes usuários, de forma a superar as barreiras identificadas que impedem a permanência e o acesso dos beneficiários do BPC na Escola

O grupo enfatizou o sucesso das ações que acontecem continuadamente de forma intersetorial com os beneficiários do BPC, tais como: atividades sócio educativas, realizadas em grupo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), junto aos beneficiários e suas famílias, que ocorrem semanalmente, além do acompanhamento familiar realizado pela equipe do (CRAS).

Destaca-se ainda na cidade de Cruzeta a aplicação dos questionários do Programa BPC, formação continuada para professores, funcionários, visitas domiciliares realizadas pelos profissionais nos quatro setores (educação, saúde, assistência social e direitos humanos), projetos sociais envolvendo todos os alunos do sistema do ensino regular, com os beneficiários do BPC, citando aqui o êxito do Projeto Educar para Promover uma Cultura de Paz.

 O trabalho de Cruzeta foi elogiado por técnicos do Ministério do Desenvolvimento e Combate á Fome, servindo de base para os demais estados brasileiros.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário