segunda-feira, 18 de março de 2013

Artesanato potiguar ganha site para divulgação e comercialização

Os artesãos do Rio Grande do Norte já contam com uma ferramenta indispensável para a divulgação e comercialização de seus produtos. Foi lançado no último sábado (16) o site www.artesanatopotiguar.com.br, a vitrine virtual do que há de melhor no artesanato potiguar. O lançamento, no Complexo Cultural da Zona Norte, em Natal, reuniu a governadora Rosalba Ciarlini, o secretário estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro, e cerca de mil artesãos que vieram de todas as regiões do Estado para participar da homenagem ao Dia do Artesão, comemorado oficialmente, no dia 19 de março, dia de São José.

Comitivas de, pelo menos, 50 municípios do RN participaram da festa, que começou com uma missa celebrada pelo padre Campos e se estendeu durante todo o dia com programação cultural, shows, sorteio de brindes para os artesãos e ações de saúde, estética e beleza.

“Estamos empreendendo uma política de trabalho que agrega valor ao artesanato potiguar. A partir de agora, tanto o nosso artesão quanto o artesanato em suas mais variadas tipologias, ganha uma dimensão extraordinária com essa vitrine virtual”, frisou o secretário Luiz Eduardo.

Durante o evento, a governadora Rosalba Ciarlini anunciou que 1.000 artesãos terão a oportunidade de participar de um curso de capacitação a ser oferecido pelo Governo do Estado, através da Escola de Governo, para o aprimoramento da técnica e conhecimento básico de um idioma. O curso tem por objetivo preparar o artesão para atender ao público que visitará o Rio Grande do Norte durante a realização da Copa do Mundo de 2014.

Na solenidade do sábado, o secretário Luiz Eduardo informou, ainda, que Sethas também está trabalhando no cadastramento dos artesãos potiguares. Até o momento, mais de 4.000 artesãos já foram cadastrados. Por meio dessa ação, eles terão acesso às linhas de financiamento junto aos bancos do Nordeste e do Brasil e inclusão no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

Durante a solenidade houve a entrega simbólica da carteira nacional dos artesãos a alguns dos já cadastrados. A nova identidade funcional assegura aos trabalhadores uma maior segurança no exercício de sua profissão. O documento também vai possibilitar aos artesãos o financiamento e a compra de matéria-prima para a confecção de suas peças e seguridade social (INSS).

O secretário Luiz Eduardo lembrou que nos últimos dois anos a Sethas assegurou a participação dos artesãos potiguares em todas as feiras e eventos realizados no Rio Grande do Norte e, em alguns casos, até fora do Estado.

O site do artesanato potiguar reúne informações como artesãos, tipologias de maior expressão (cerâmica, madeira, renda, pedras, palha e bordados), notícias, fotos e contatos de mestres e artesãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário