quarta-feira, 6 de março de 2013

Sethas comemora Dia do Artesão com programação na Zona Norte de Natal


O Dia do Artesão (19 de março) será comemorado no próximo dia 16 de março, com uma programação no Complexo Cultural da Zona Norte, localizado no conjunto Santarém. O evento é uma promoção da Secretaria de Estado do Trabalho e da Assistência Social (Sethas), através do Programa Estadual de Artesanato (Proart). A previsão do coordenador do Proart, Marcos Antônio da Silva, é de que cerca de 1.000 artesãos participem do encontro, que contará com a presença do secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa, da Sethas. A programação será aberta às 8h com um café de confraternização aos artesãos vindos de todas as regiões do Estado, celebração de missa e shows artísticos e culturais.

Durante a solenidade também haverá o lançamento do site do artesanato e a entrega de carteiras de reconhecimento profissional do artesão, o que vai assegurar aos trabalhadores uma maior segurança no exercício de sua profissão. O documento também vai possibilitar aos artesãos o financiamento e a compra de matéria-prima para a confecção de suas peças e seguridade social (INSS).

A solenidade contará ainda com o sorteio de prêmios e a entrega de brindes para os artesãos e um show artístico com a participação de orquestras e bandas de músicas. Atualmente, perto de 10 mil artesãos estão cadastrados no Programa Estadual de Artesanato executado pela Sethas.

Este mês, a Sethas, por meio do Proart, deu início ao cadastramento dos artesãos potiguares. O novo cadastramento começou pela região do Seridó. Nesta primeira etapa foram cadastrados os artesãos das cidades de Bodó, Cerro Corá, Acari, Cruzeta, São Vicente, Florânia, Currais Novos e Lagoa Nova. O mesmo trabalho será realizado agora em outros municípios.

“O Proart é um importante apoio aos artesãos norte-rio-grandenses. O programa tem como objetivo a valorização do artesão e do artesanato potiguar, intermediando tanto a divulgação quanto a comercialização dos seus produtos”, destaca o secretário Luiz Eduardo Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário