segunda-feira, 18 de março de 2013

Artesãos potiguares são homenageados com grande festa em Natal

Pelo menos 1.000 artesãos, vindo de todas as regiões do Estado, participaram no último final de semana, em Natal, de uma grande festa promovida pela Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social-Sethas, através do Programa Estadual de Artesanato (Proart), para homenageá-los. O evento, com café da manhã, celebração de missa, sorteio de brindes, shows artísticos e culturais e ações de saúde, estética e beleza, marcou o Dia do Artesão, comemorado oficialmente, no dia 19 de março, dia de São José, padroeiro dos artesãos.

A governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, e o secretário da Sethas, Luiz Eduardo Carneiro, abriram o evento, realizado no Complexo Cultural da Zona Norte. Na abertura da solenidade, a governadora e o secretário fizeram a entrega simbólica das carteiras profissionais a alguns artesãos e lançaram, oficialmente, o site do artesanato potiguar. A nova identidade funcional assegura aos trabalhadores uma maior segurança no exercício de sua profissão. O documento também vai possibilitar aos artesãos o financiamento e a compra de matéria-prima para a confecção de suas peças e seguridade social (INSS).

Já o site do artesanato potiguar, no endereço eletrônico www.artesanatopotiguar.com.br, permitirá aos trabalhadores expor e vender sua arte para todo o mundo. “Essa é uma ferramenta muito importante para alavancar o artesanato potiguar e levar os nossos produtos para outros países. O mundo está integrado e temos que mostrar a nossa arte para ele. Através do site, as pessoas poderão ter acesso ao que de melhor é feito pelos potiguares na cerâmica, pintura, bordado, entre outras tipologia”, disse Rosalba Ciarlini.

A governadora anunciou, ainda, que 1.000 artesãos terão a oportunidade de participar de um curso de capacitação a ser oferecido pelo Governo do Estado, a partir de agosto, através da Escola de Governo, para o aprimoramento da técnica de trabalho e conhecimento básico de um idioma (inglês). O curso tem por objetivo preparar o artesão para atender ao público que visitará o Rio Grande do Norte durante a realização da Copa do Mundo de 2014.

O secretário Luiz Eduardo lembrou que a Sethas também está trabalhando no cadastramento dos artesãos potiguares. Até o momento, mais de 4.000 artesãos já foram cadastrados. Esse cadastramento, segundo destacou o secretário, é o único caminho para se obter a carteira nacional de artesão, por meio da qual, além da regulamentação da atividade, eles terão acesso às linhas de crédito para pequeno e micro empreendedor junto aos bancos do Nordeste e do Brasil e a inclusão no sistema do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério do Turismo.

Luiz Eduardo ressaltou, ainda, que nos últimos dois anos a Sethas assegurou a participação dos artesãos potiguares em todas as feiras e eventos realizados no Rio Grande do Norte e, em alguns casos, até fora do Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário