quarta-feira, 27 de março de 2013

Sethas regionaliza serviços de acolhimento ainda este ano


A Secretaria de Estado, do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS deverá implantar ainda este ano o projeto de regionalização dos serviços de acolhimento provisório para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. As primeiras unidades regionais de acolhimento deverão ser implantadas nas cidades de São José de Mipibu, Macaíba, Nísia Floresta, Maxaranguape, Extremoz, Monte Alegre e Natal.

O projeto de regionalização dos serviços de acolhimento deve contar ainda em sua articulação e execução, com a participação de gestores municipais, na criação de consórcios e convênios para a implantação de 10 instituições regionais de acolhimento (abrigos institucionais), destinados a crianças e adolescentes do Rio Grande do Norte.

Além de oferecer um local adequado ao acolhimento, em caráter temporário, de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, o projeto deverá ainda proporcionar em parceria com outros órgãos municipais encarregados dos setores de assistência social, saúde e educação, a devida orientação, apoio à implantação e à implementação dos serviços de acolhimento. O projeto sempre em parceria com os municípios deverá trabalhar ainda na capacitação dos profissionais que irão atuar nos serviços de acolhimento.

As instituições regionais de acolhimento destinadas a crianças e adolescentes deverão manter aspecto semelhante de uma residência, com quartos, salas de estar, sala de jantar, copa, ambiente para estudo; banheiro e cozinha, seguindo o padrão arquitetônico das demais residências da comunidade na qual estiver inserida.

A implantação do projeto Regionalização dos Serviços de Acolhimento para crianças de 0 a 18 anos incompletos foi discutida em reunião realizada terça-feira passada (26), no auditório da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), teve a participação do secretário-adjunto da SETHAS, Walter Correia de Aquino Neto, representando o secretário da SETHAS, Luiz Eduardo Carneiro Costa e do coordenador do Centro de Apoio Operacional da Promotoria da Infância e Juventude, Leonardo Nagashima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário