terça-feira, 30 de abril de 2013

Artesãos de Pureza recebem Carteira Nacional do Artesanato nesta quinta-feira

Mais de uma centena de artesãos da cidade de Pureza cadastrados no Programa Estadual de Artesanato (Proart) recebem nesta quinta-feira (2), a carteira nacional do artesão. A solenidade de entrega das carteiras tem início às 14h, no ginásio de esportes do município e contará com as presenças do secretário de Estado de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Luiz Eduardo Carneiro Costa, e da prefeita de Pureza, Maria Conceição da Costa Fonseca.

A programação constará de apresentações musicais e culturais. Para ter direito a carteira nacional, o artesão deve apresentar a carteira de identidade, CPF, uma foto em tamanho três por quatro, cópia de comprovante de residência e demonstrar, pelo menos, uma etapa de produção da peça em presença do técnico responsável pelo cadastramento. Trata-se uma exigência do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) tendo em vista que há dois tipos de carteiras a serem emitidas: Carteira Nacional do Artesão e Carteira Nacional do Trabalhador Manual.

Nos dois casos, a carteira nacional assegura aos seus portadores isenção de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias), aquisição da maquineta para compra e venda com cartão de crédito, acesso a financiamentos por meio de linhas de crédito junto ao Banco do Brasil e Banco do Nordeste, contribuição diferenciada do autônomo PA Segurança Social (INSS), possibilidade de participação em feiras e eventos nacionais e internacionais, descontos em empresas credenciadas pelo programa e possibilidade de registro de marcas e patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Cadastramento

Também nesta quinta-feira, a Sethas dá continuidade ao cadastramento de artesão potiguares. Desta vez, os técnicos do Proart estarão no Centro Social da cidade de Baía Formosa cadastrando os artesãos daquele município. Na sexta-feira (3), o cadastramento ocorre na Câmara de Vereadores do município de Goianinha, na região do Agreste Potiguar.

No período de 06 a 08 de maio, os técnicos do Proart estarão realizando o cadastramento dos artesãos na cidade de São Gonçalo do Amarante, região Metropolitana da Capital e famosa pelo artesanato em cerâmica azul. O cadastramento terá como local o Mercado Municipal. De 13 a 16 de maio, o cadastramento vai ser realizado na cidade de Santa Cruz, região do Trairi, no prédio da Prefeitura local.

Até o momento, o Programa Estadual de Artesanato cadastrou quase 5.000 artesãos potiguares. O cadastramento faz parte da estratégia do governo Federal, em parceria com os governos estaduais, de inserir no programa de Artesanato Brasileiro (PAB) todos os artesãos.

Um comentário:

  1. Bom dia, moro em são miguel do gostoso, e gostaria de saber como o meu municipio pode trazer este progra para aqui, pois temos muitos artesãos e artesãs de várias modalidades, labirinto, croche, palha de carnauba, palha de tabua, madeira, coco, etc... meu contato é 84-94175633, Rubens Eduardo

    ResponderExcluir