quarta-feira, 19 de junho de 2013

Sethas seleciona pequenos empreendimentos para projeto de economia solidária

A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) está convocando pequenos grupos econômicos das zonas urbana e rural dos municípios potiguares, voltados à geração de emprego e renda, para participar da seleção de empreendimentos a serem assessorados pelo Projeto de Promoção de Ações Integradas da Economia Solidária. O edital de chamamento foi publicado na edição dessa terça-feira (18) do Diário Oficial do Estado.

Podem participar da seleção, associações, cooperativas ou núcleos de desenvolvimento econômico, que atuam em atividades ligadas a agricultura, pecuária, artesanato, agroindústria, arte/cultura, turismo rural, apicultura, pescado, entre outras.

As inscrições ficarão abertas no prazo de 18 de junho a 18 de julho e deverão ser feitas através do preenchimento do formulário de seleção, que deverá ser entregue de forma presencial, na sede da Coordenadoria de Projetos Especiais (COPES), da Sethas, no endereço rua professor Moura Rabelo, 1945, Candelária, Natal-RN, de segunda a sexta-feira, no horário das 08h ao meio-dia ou das 14h às 16h, com a seguinte identificação: SELEÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS DO PROJETO ECONOMIA SOLIDARIA RN, ou via Correios.

Pelo Correio, o formulário, devidamente preenchido, deve ser encaminhado para o mesmo endereço, com o CEP: 59064-480, para o seguinte destinatário: SETHAS/COPES – SELEÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS DO PROJETO ECONOMIA SOLIDARIA RN.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 2 de agosto de 2013, através do Diário Oficial do Estado e no site www.sethas.rn.gov.br.

Serão selecionados 50 empreendimentos econômicos solidários, urbanos e rurais, localizados em cinco territórios: Assu-Mossoró, Grande Natal, Mato Grande, Trairi e Agreste-Litoral Sul. Os empreendimentos serão assessorados por um período de 20 meses.

O Projeto de Promoção de Ações Integradas da Economia Solidária para o Desenvolvimento Local e Territorial Sustentável, visando à superação da extrema pobreza no Rio Grande do Norte, tem como finalidade promover ações integradas e articuladas que possibilite a construção de alternativas de geração de emprego e renda para as famílias que se encontram em situação de extrema pobreza.

Para isso, serão empreendidas ações de capacitação, fomento a organização social, formação de redes de produção e comercialização, geração de finanças solidaria; incubação de empreendimentos e assessoria técnica e gerencial aos 50 empreendimentos, sendo 10 por território.

“Além da inclusão social e produtiva como forma de enfrentamento à extrema pobreza no Rio Grande do Norte, a partir de ações que promovam a organização da produção, o consumo consciente e a comercialização solidaria, o projeto busca garantir sustentabilidade aos empreendimentos selecionados”, frisa o secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa, da Sethas.
O Projeto de Promoção de Ações Integradas da Economia Solidária é uma parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da qual serão investidos no Rio Grande do Norte recursos de R$ 2,2 milhões.

Formação dos Territórios

Grande Natal: 
Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Parnamirim

Assu-Mossoró: 
Mossoró, Areia Branca, Baraúna, Grossos, Serra do Mel, Assu, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Itajá, Ipanguaçu, São Rafael, Pendências, Tibau e Porto do Mangue.

Mato Grande: 
Bento Fernandes, Jandaíra, João Câmara, Maxaranguape, Parazinho, Pedra Grande, Poço Branco, Pureza, Rio do Fogo, São Miguel do Gostoso, Taipu, Touros, Caiçara do Norte, São Bento do Norte e Ceará-Mirim.

Trairi: 
Santa Cruz, São Bento do Trairi, Jaçanã, Coronel Ezequiel, Campo Redondo, Lajes Pintada, Sítio Novo, Tangará, Serra Caiada, Boa Saúde, São José do Campestre, Passa e Fica, Serra de São Bento, Monte das Gameleiras e Japi.

Agreste-Litoral Sul: 
São José do Mipibu, Vera Cruz, Nísia Floresta, Monte Alegre, Senador Georgino Avelino, Lagoa de Pedras, Arez, Brejinho, Goianinha, Tibau do Sul, Serrinha, Passagem, Espírito Santo, Santo Antonio, Várzea, Nova Cruz, Pedro Velho, Montanhas, Canguaretama e Baía Formosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário